Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sakura - flor da cerejeira

Tão delicada e temporal, mas de beleza perenal!


Aqui um modelo simples de sakura com 3 tipos de papéis: em rosa papel japonês para origami, em vermelho com arabesco prata da Diamond Papers e em roxo papel laminado.


Ao fundo papel artesanal japonês conhecido como 'washi yuzen' ou 'Chiyogami'. Um dos mais famosos do Japão, feito de fibras de arroz e estampado com desenhos que remetem aos quimonos de seda, feito através da técnica de serigrafia, onde cada cor é uma camada diferente.

Yuzen e Chiyogami - qual é a diferença?

O padrão Yuzen foi projetado originalmente para a indústria têxtil, em Kyoto, onde a produção de tecidos para kimonos atingiu seu ápice. O design era muito elaborado, e incluía muito ouro.
Chiyogami é uma palavra específica desenvolvida para descrever os desenhos repetitivos aplicados ao papel, no período Edo. Originalmente estes padrões foram impressos por xilogravura para uso em boneca de papel e pequenos acessórios. No século XX, esses padrões começaram a ser aplicadas usando serigrafia e isso continua até hoje.
Hoje em dia, como os padrões têxteis Yuzen unem os tradicionais chiyogami no papel, os dois termos são usados alternadamente. 
Prefiro "Chiyogami" simplesmente porque foi o termo originalmente criado para se referir ao papel.  A palavra Chiyogami vem da raiz chiyo (mil geração) e gami (papel), e tem conotações auspiciosas semelhantes as evocada pelo pinheiro, bambu e flor de cerejeira com que é frequentemente impresso. 


Pinheiros e bambu permanecem verdes durante todo o inverno, assim como as árvores que florescem no inverno como a Sakura seguem floridas mesmo quando os seus ramos estão cobertos com neve, dando esperança à humanidade, durante a época do ano mais sombria. Combinações de grous e tartarugas são populares, porque esses animais sempre serviram como símbolos de vida longa e felicidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário